Conteúdo verificado
terça-feira, 10 de outubro de 2023 às 14:59 GMT+0

Conflito entre Hamas e Israel: Como a polarização e a desinformação estão acirrando as tensões no Brasil

O conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, que eclodiu em 2019, trouxe à tona questões complexas e polarizou ainda mais a opinião pública brasileira. Esse conflito, que já causou a morte de mais de 1500 pessoas, trouxe à tona uma divisão ideológica que se estende por décadas e reflete tendências globais.

Pontos importantes:

  • Importância do contexto global: O conflito entre Israel e Hamas, apesar de ocorrer no Oriente Médio, tem repercussões globais. A atenção internacional se volta para a região devido à escalada da violência, destacando a importância do tema.

  • Polarização ideológica: No Brasil, o conflito ressaltou a divisão entre a esquerda e a direita política. Políticos de direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, associaram o Hamas à esquerda, enquanto a esquerda brasileira historicamente se aproximou da causa palestina.

"Pelo respeito e admiração ao povo de Israel repúdio o ataque terrorista feito pelo Hamas, grupo terrorista que parabenizou Luís Inácio Lula da Silva quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o anunciou vencedor das eleições de 2022" (Jair Bolsonaro)

Porém, Lula postou:

"Fiquei chocado com os ataques terroristas realizados hoje contra civis em Israel, que causaram numerosas vítimas. Ao expressar minhas condolências aos familiares das vítimas, reafirmo meu repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas." (Luiz Inácio da Silva)

  • Evolução histórica: A relação entre a esquerda brasileira e a causa palestina remonta a décadas, com raízes históricas. O apoio à criação de um Estado palestino ganhou força a partir da Guerra dos Seis Dias em 1967.

  • Mudanças na percepção: A virada na forma como a esquerda passou a ver a questão judaica ocorreu após a Guerra dos Seis Dias, quando a esquerda passou a enxergar Israel como opressor e o povo palestino como oprimido.

"Nem sempre essa ligação entre judaísmo e direita existiu no Brasil e no mundo. No final do século 19 e nas primeiras décadas do século 20, o que era muito comum era uma forte ligação entre a comunidade judaica e o socialismo. O primeiro partido internacionalista de esquerda foi fundado por judeus da Polônia, Letônia, Estônia e Lituânia. Havia uma visão de que a pauta judaica de emancipação e liberdade também era uma causa cara ao socialismo.

Os principais pensadores socialistas tratavam o antissemitismo como uma pauta reacionária e contrarrevolucionária. Karl Marx falava sobre o antissemitismo, da mesma maneira que (Leon) Trotsky e Lênin" (Michel Gherman)

  • Influência dos evangélicos: A direita brasileira, por outro lado, se aproximou da defesa de Israel mais recentemente, em grande parte devido ao eleitorado evangélico, que vê Israel como um ator fundamental na realização de profecias religiosas.

"A via de entrada dessa conexão entre judeus e a direita brasileira é uma leitura da Bíblia feita por alguns grupos evangélicos segundo a qual Israel precisa ser protegido para a segunda vinda de Jesus à terra. É uma reprodução de um movimento que começou nos Estados Unidos nos anos 1960 e 1970 e chegou aqui pelas conexões entre essas denominações neopentecostais desses dois países"(Guilherme Casarões)

"Há a construção dessa ideia de um judeu imaginário. E esse judeu é branco, heterossexual, armamentista e de direita. Essa imagem vai ser muito usada pela direita brasileira"(Michel Gherman)

  • Complexidade do conflito: A polarização ideológica no Brasil dificulta a compreensão da complexidade do conflito no Oriente Médio. As visões de mundo divergentes entre esquerda e direita dificultam a busca de soluções equilibradas para o conflito.

  • Importância da análise crítica: A polarização pode obscurecer as nuances do conflito e prejudicar a compreensão dos eventos e das posições envolvidas.

"Acho que falta um pouco de conhecimento sobre a realidade local. Quando a direita se alinha a Israel, ela parece ignorar, por exemplo, que lá o aborto é permitido, algo impensável para a direita evangélica brasileira"

"Pela esquerda, a gente vê um movimento fundamentalista islâmico como o Hamas, que produziu a matança que produziu, sendo visto apenas como uma força anticolonial e, portanto, respeitada por parte da esquerda"(Monique Sochaczewski)

O conflito entre Israel e o Hamas reacendeu uma divisão ideológica no Brasil, com a esquerda historicamente apoiando a causa palestina e a direita se aproximando de Israel, especialmente devido à influência do eleitorado evangélico. Entender as complexidades desse conflito requer uma análise crítica e um olhar além das divisões políticas, a fim de promover a paz e a estabilidade na região.

Estão lendo agora

Empire of the Ants: Controle um exército de formigas em um mundo realistaUm novo jogo realista da Unreal Engine 5 chamado Empire of the Ants está gerando grande interesse. Nele, os jogadores po...
Juventude e álcool: A importância vital da consciência sobre os perigos da liberdade intoxicadaA jornada para a vida adulta muitas vezes inclui a experimentação com álcool, mas a ciência moderna está revelando por q...
IA Quântica e mais: 7 tendências de IA que devemos ficar de olho em 2024A inteligência artificial (IA) tem evoluído desde os anos 50, mas só recentemente se tornou uma tendência marcante. Com ...
Reflexão: A insegurança global pós-invasão russa na UcrâniaA invasão russa na Ucrânia), em 22 de fevereiro de 2022, desencadeou uma guerra que persiste até hoje, levantando preocu...
Xiaomi lança o CyberDog 2, o cão-robô que anda de skate e realiza mortais para trás com maestriaA Xiaomi revelou o CyberDog 2, a evolução do robô quadrúpede, que emula um autêntico cão com habilidades surpreendentes....
Impactos dos pesticidas na cana-de-açúcar sobre as tilápias e a saúde humanaA pesquisa liderada pelo físico Rafael J. Gonçalves Rubira analisou os efeitos dos pesticidas parationa-metílica (MP) e ...
O alarmante crescimento do mercado de produtos de beleza para crianças: Preocupações e alertasO consumo de produtos de beleza por crianças, especialmente aquelas com menos de 12 anos, está crescendo de maneira alar...
Reforma tributária: Veja o que prevê a proposta que muda a cobrança de impostosA reforma tributária vai criar novos impostos para substituir os atuais. Serão criados a Contribuição Sobre Bens e Servi...
Incrível jornada de Diana Nyad de Cuba a Miami aos 60 anos : Uma história que pode ganhar um OscarImagine enfrentar tubarões, queimaduras por águas-vivas, tempestades tropicais, problemas de navegação e exaustão física...
Explosão de Emoção: Overwatch 2 chegará com força total na Steam! Confira a data de lançamento!A Blizzard anunciou oficialmente a chegada de Overwatch 2 à plataforma Steam, expandindo a acessibilidade do título que,...
Você conhece os trançados do Pará? Expressão cultural e antropológica dos povos do MapueraAo explorarmos a arte dos trançados entre os povos do Mapuera, Pará, somos levados a uma jornada de descobertas fascinan...