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terça-feira, 9 de janeiro de 2024 às 12:03 GMT+0

Origens do Inferno nas religiões: Uma viagem pelos submundos

"Por mim se vai das dores à morada,
Por mim se vai ao padecer eterno,
Por mim se vai à gente condenada. [...]
No existir, ser nenhum a mim se avança,
Não sendo eterno, e eu eternal perduro:
Deixai, ó vós que entrais, toda a esperança!”

Estes versos de Dante Alighieri em A Divina Comédia introduzem a complexa concepção do inferno, mas a origem desse terrível lugar transcende as escrituras cristãs. A compreensão moderna é forjada através de sinergias entre tradições egípcias, gregas e babilônicas. Juan David Tobón Cano, historiador e teólogo da Universidade San Buenaventura, destaca a influência do "Crescente Fértil" nesse processo.

Importância da combinação de tradições

Diversidade de Influências: O inferno cristão amalgama mitos egípcios sobre vida após a morte, o Hades grego e tradições babilônicas.

Resposta ao Caos: Tobón destaca que a ideia do inferno surge da necessidade humana de explicar o caos, relacionando fenômenos naturais a um submundo punitivo.

Adoção pelos Primeiros Hebreus: As crenças egípcias e mesopotâmicas foram incorporadas pelos hebreus, dando origem ao Sheol, conceito inicial de um local para onde iam os mortos.

Transformações na Concepção Judaico-Cristã

Evolução do Sheol: Originalmente um local de repouso para os mortos, o Sheol evoluiu para incluir a noção de destino temporário, diferenciando os justos dos ímpios.

Aliança e Leis Divinas: O judaísmo introduz a ideia de recompensa e punição divinas através da aliança e dos dez mandamentos.

Jesus e o Conceito de Inferno: Jesus enfatiza o inferno como um lugar de punição, prevendo sofrimento para os ímpios.

Dante e a Consolidação da Visão Medieval

Magistral Síntese: Dante Alighieri, no século 14, reúne concepções medievais sobre o inferno em A Divina Comédia, estabelecendo o lugar como símbolo de sofrimento eterno.

Mudanças ao Longo do Tempo: A concepção de inferno evolui, incorporando elementos simbólicos e teológicos ao longo dos séculos.

Catecismo da Igreja Católica: O dogma da Igreja Católica afirma a existência do inferno como um lugar de punição eterna.

Visões contrastantes em outras religiões

Budismo: O Naraka é um submundo transitório de tormento, não um destino final.

Islã: Referências ao "lugar de fogo" e Jahannam sugerem punição, mas a natureza transitória não é clara.

Povos Nativos: Exemplos como Xibalbá (maia) e submundo dos muíscas evidenciam perspectivas diversas, alguns associando o submundo a lugares belos e tranquilos.

A concepção do inferno é um intricado tecido de tradições, mitos e interpretações teológicas. A evolução ao longo das eras reflete não apenas a busca humana por significado na vida após a morte, mas também a influência de grandes pensadores, como Dante, na consolidação de visões tão profundas e atemporais sobre o destino pós-morte.

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