Conteúdo verificado
segunda-feira, 7 de outubro de 2024 às 11:38 GMT+0

Eleições municipais 2024: Quais cidades vão ter segundo turno?

As Eleições Municipais de 2024 ainda não terminaram para algumas cidades. Em municípios com mais de 200 mil eleitores, se nenhum candidato atingir 50% mais um dos votos válidos no primeiro turno, é necessário realizar um segundo turno. Esse segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro de 2024, no mesmo horário do primeiro turno, das 8h às 17h, horário de Brasília. Isso permitirá que os eleitores escolham entre os dois candidatos mais votados na primeira rodada.

Cidades e candidatos no segundo turno

1. São Paulo (SP)

Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputarão a prefeitura. No primeiro turno, Nunes teve 29,49% dos votos e Boulos, 29,04%.

2. Belém (PA)

Igor (MDB) e Delegado Eder Mauro (PL) concorrerão no segundo turno. Igor teve 44,89% dos votos e Eder Mauro, 31,48%.

3. Manaus (AM)

David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) vão disputar a prefeitura. Almeida obteve 32,16% e Alberto Neto 24,94%.

4. Palmas (TO)

Pela primeira vez na história, Palmas terá segundo turno. A disputa será entre Janad Valcari (PL), com 39,22% dos votos, e Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que teve 32,42%.

5. Campo Grande (MS)

Adriana Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) estão no segundo turno, com 31,66% e 29,56% dos votos, respectivamente.

6. Aracaju (SE)

Emília Correa (PL) e Luiz Roberto (PDT) disputarão a prefeitura, após receberem 41,62% e 23,86% dos votos no primeiro turno.

7. Porto Velho (RO)

Mariana Carvalho (União Brasil) e Léo (Podemos) disputarão o cargo de prefeito. Mariana obteve 44,51% dos votos e Léo, 25,67%.

8. Fortaleza (CE)

A disputa será entre André Fernandes (PL), com 40,26% dos votos, e Evandro Leitão (PT), com 34,29%.

9. Curitiba (PR)

Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) vão para o segundo turno. Graeml teve 33,51% e Pimentel, 31,17% dos votos.

10. Goiânia (GO)

Fred Rodrigues (PL) e Mabel (União Brasil) estarão no segundo turno. No primeiro turno, Fred teve 31,14% dos votos e Mabel, 27,66%.

11. Porto Alegre (RS)

Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) disputarão a prefeitura. Sebastião obteve 33,51% dos votos, enquanto Maria do Rosário teve 31,17%.

12. Cuiabá (MT)

Abilio (PL) e Lúdio (PT) vão para o segundo turno. Abilio conquistou 39,60% dos votos e Lúdio, 28,32%.

13. Natal (RN)

Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) estarão na disputa, com 44,08% e 28,46% dos votos, respectivamente.

14. João Pessoa (PB)

Cicero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL) concorrerão no segundo turno. Cicero obteve 49,16% e Queiroga, 21,77%.

15. Belo Horizonte (MG)

A capital mineira terá Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) disputando a prefeitura. Engler teve 34,42% dos votos e Noman, 26,45%.

Importância e relevância

  • Democracia em ação: O segundo turno reafirma a importância de um processo democrático justo, onde a maioria dos eleitores decide o futuro das suas cidades.

  • Grandes capitais: Cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre são de grande relevância no cenário nacional, e suas administrações influenciam diretamente a economia e a política do Brasil.

  • Diversidade de partidos: Os resultados mostram uma pluralidade de partidos concorrendo, desde legendas de esquerda como o PT e PSOL, até de direita como PL e MDB, o que reflete a diversidade do cenário político brasileiro.

  • Ineditismo em Palmas: Pela primeira vez, a capital do Tocantins irá para o segundo turno, marcando um novo capítulo na história política da cidade.

O segundo turno das Eleições Municipais 2024, marcado para o dia 27 de outubro, será decisivo para a definição das prefeituras em cidades-chave do Brasil. A diversidade de partidos e a disputa acirrada em grandes capitais mostram como o cenário político está mais plural e competitivo do que nunca. As escolhas feitas nesse dia terão impacto direto não só nas administrações locais, mas também na política nacional.

Estão lendo agora

As transformações de Luffy ao longo da jornada em One PieceNo universo do anime One Piece, o capitão dos Chapéus de Palha, Luffy, é conhecido por suas técnicas de luta surpreenden...
Duna: A Profecia – Primeiro trailer e estreia reveladosA série Duna: A Profecia, inspirada no universo de Denis Villeneuve e baseada nas obras de Frank Herbert), acaba de ganh...
66% dos consumidores brasileiros desistem de compras internacionais devido a cobrança de taxasUma pesquisa encomendada pelo Grupo Alibaba, proprietário do Aliexpress, revelou que a taxa de desistência de compras in...
Licença-paternidade na Noruega: Despertando o poder da igualdade na maternidade e paternidadeNa Noruega, a licença-paternidade é mais do que um benefício; é uma oportunidade única para os pais estabelecerem víncul...
Os efeitos do álcool no corpo humano: Da euforia ao blackoutA importância de entender os efeitos do álcool no organismo é o caminho para que se possa ter um consumo consciente. O p...
Kings League Brasil 2025: Segunda rodada teve Neymar na arquibancada, Ludmilla perdendo pênalti e Jon Vlogs chegando de mula - ConfiraA Kings League Brazil é um torneio inovador de futebol com times de sete jogadores, regras dinâmicas e um toque de entre...
Diabetes - Desvendando Mitos e RealidadesO diabetes, uma condição global que afeta 422 milhões de pessoas, é frequentemente envolto em mitos. Vamos destacar algu...
Windows 12 confirmado? Intel fala em ‘atualização’ para 2024O lançamento do Windows 12 em 2024 está se tornando uma realidade cada vez mais tangível, com uma ênfase clara em novos ...
Big Techs: O Debate da câmara sobre a remuneração de artistas pelas grandes empresas de tecnologiaO debate em curso na Câmara sobre a justa remuneração de artistas, autores e produtores pela utilização de suas obras em...
Golpes após o apagão cibernético: GSI em alerta - Tentativas de acesso ao sistema de pagamento do governoO recente apagão cibernético deixou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República em estado de...
Millennials( Geração Y): Próxima geração blionária? O potencial da herança de US$ 90 trilhões - Aumento da desigualdade socialOs millennials, também conhecidos como a geração do milênio, são aqueles nascidos entre o início da década de 1980 e o f...